Upcycling

Você já ouviu falar nesse conceito? O upcycling se refere ao processo de transformar resíduos ou objetos descartados em produtos de maior valor, qualidade ou utilidade, em vez de simplesmente reciclá-los ou descartá-los. Esse termo é frequentemente usado em contextos de sustentabilidade e design, e tem ganhado destaque na arquitetura devido ao crescente interesse em práticas ecologicamente conscientes e na busca por soluções criativas para reduzir o desperdício.

Em uma palestra para os acadêmicos de arquitetura, do Centro Universitário Católica de Santa Catarina, levamos o tema do upcycling apresentando o lado histórico e tradicional de ressignificar alguns pertences e incorporá-los em novos projetos de design de interiores. A arquitetura em Joinville vem ganhando espaço para o contemporâneo, sem perder a afetividade de mobiliários ou decorações pertencentes aos familiares. Um cenário interessante, onde mesclamos o design esculpido minuciosamente em madeira e o projetado simétrico em outros materiais de estilo fabril.  O desafio de ornar gerações com um sonho comum, seja ela residencial, corporativo ou comercial.


“Taburetes Sociales” Design by Curro Claret, Arrels Fundaci[o and collaborators. Imagem Juan Lemus. Fonte: Archdaily.

 

Essa técnica envolve a reutilização de materiais de forma a aumentar seu valor ou funcionalidade. Isso é feito por meio de processos de redesign, restauração e reconfiguração, em vez de simplesmente desmontar e reciclar. O objetivo é criar produtos que sejam melhores do que os originais, ao mesmo tempo em que se evita o desperdício de recursos.  Na arquitetura, uma variedade de materiais pode ser upcycled. Isso inclui madeira de demolição, tijolos recuperados, janelas antigas, portas, pisos de madeira reutilizados, metal reciclado e muitos outros elementos. Esses materiais podem ser incorporados em projetos de construção para adicionar caráter e autenticidade, ao mesmo tempo em que se reduz o impacto ambiental.

A aplicação do upcycling na arquitetura ajuda a reduzir a demanda por recursos naturais, uma vez que utiliza materiais já existentes. Isso pode contribuir para a diminuição da extração de recursos, economizando energia e reduzindo a quantidade de resíduos sólidos que vão para aterros sanitários. Em muitos casos, o uso dessa técnica traz uma vantagem econômica considerável que beneficia projetos com orçamentos limitados e ainda proporciona resultados esteticamente atraentes. Como é o caso da Casa Pública Kamikatz, localizada no Japão que utiliza janelas de casas abandonadas na fachada, ajudando a preservar a história e a identidade cultural da região.


 Projeto de Hiroshi Nakamura & NAP. Imagem de Koji Fuji / Nacasa and Partners Inc. Fonte: Archdaily.

 

Embora o upcycling ofereça muitos benefícios, com uma abordagem criativa e sustentável significante, também apresenta desafios, como encontrar materiais adequados e garantir que atendam aos padrões de segurança e regulamentações de construção (quando em grande escala). Ela pode se tornar mais comum em instalações efêmeras ou projetos de interiores, ao restaurar móveis antigos e incluir a decoração existente mesclando à soluções contemporâneas. Vale sempre enaltecer e compartilhar boas ideias quando pensamos em uma abordagem melhor para evitarmos o desperdício e contribuirmos de pouco a pouco no ciclo de vida circular dos objetos e materiais.