A automação de projetos de interiores, incluindo o controle de cortinas e iluminação acionados por dispositivos como a Alexa, é uma tendência crescente no mercado, inclusive no cenário de arquitetura em Joinville. Essa tecnologia oferece conveniência, eficiência energética e personalização aos espaços interiores, além de trazer total conforto e praticidade para o dia a dia. Para entendermos um pouco melhor sobre automatização e sua relação com os projetos de design e arquitetura, listamos algumas categorias e aspectos importantes para escolher a solução que melhor atende as necessidades de cada cliente: Cortinas motorizadas, iluminação inteligente, programação e automação, controle por voz com assistente virtual e integração com outros dispositivos.
Iniciando por cortinas motorizadas, que vem sendo aplicada tanto em projetos residenciais como em projetos comerciais e corporativos. Elas podem ser controladas remotamente por aplicativos móveis ou comandos de voz e podem ser programadas para abrir e fechar em horários específicos, um fator que auxilia no conforto térmico do ambiente e na redução do consumo de energia. Podemos falar também sobre a iluminação inteligente, visualmente comum em filmes e séries e que ganham espaço na nossa rotina. Permite controlar a intensidade da luz, a cor e até mesmo o padrão de iluminação em um espaço. Lâmpadas LED inteligentes e sistemas de iluminação podem ser integrados a assistentes de voz e dispositivos de automação residencial. Isso não só cria ambientes personalizados, mas também ajuda a economizar energia ajustando a intensidade da luz de acordo com a necessidade do cliente.
Outro dispositivo de uso comum em projetos é o uso de dispositivos como a Alexa, que permite o controle por voz e podem ser integrados ao sistema de automação respondendo ao comando de tarefas como “ligar a TV”, “desligar ar condicionado”, incluindo também cortinas e iluminação. A programação é uma característica essencial da automação de interiores. Os usuários podem configurar cenários de iluminação e ajustar as cortinas de acordo com suas preferências. Seria um combo perfeito para criar um ambiente estilo “cinema” por exemplo, onde um único comando configura vários aspectos da casa (luzes, cortinas e eletrodomésticos) e entrega o clima perfeito para curtir um momento de descanso.
Essa tecnologia permite que todos os sistemas do projeto funcionem em conjunto para proporcionar uma experiência residencial, corporativa ou comercial mais completa e eficiente. Oferece conveniência, eficiência energética, conforto e personalização para os projetos de arquitetura.