Arte em Ambiente Residencial

O uso de obras de arte em ambientes residenciais, revela uma generosidade artística do cliente, que parte de uma expressão pessoal até a criação de um ambiente esteticamente agradável e acolhedor, onde nós arquitetos e designers de interiores podemos orientar de forma assertiva. Quando diz respeito à expressão pessoal, cabe ao lugar de pinturas e esculturas que expressam emoções, gostos e até mesmo a personalidade dos moradores. Uma obra de arte pode se tornar o ponto focal de um projeto. Em um projeto do escritório, executado no ano de 2022 em Balneário Camboriú, trouxemos uma obra da artista joinvilense Denise Schlickmann. Essa obra trouxe a serenidade complementar ao projeto de interiores. Uma visão artística, abstrata e colorida que convida o cliente a contemplação, complementando o conceito principal do projeto de arquitetura que era um convite ao bem-receber e a agradabilidade do espaço. 




Outro projeto que se destaca, no vasto portfólio do escritório, foi a tela feita exclusivamente para o projeto de um apartamento na zona norte de Joinville. Um quadro que retrata as paisagens de Mendoza na Argentina, viagem especial que marcou a história da família. A partir dessa mesma paisagem, escolhemos cores e formas que acompanharam durante todo o processo de projeto e trouxeram uma paleta exclusiva e elegante para esse apartamento. Desde o tapete até a obra de arte, se encontra a mescla de tons quentes e frios. Uma obra que complementa e traz significado ao projeto de interiores. 



A integração de obras de arte em projetos de arquitetura e design de interiores é uma prática comum que acrescenta valor estético, cultural e emocional. A arte também pode ter seu valor funcional, com bancos esculturais ou luminárias artísticas desenvolvidas por designers brasileiros, por exemplo, atribuindo um propósito prático além de sua função estética.  As obras de arte humanizam o ambiente, solução a se pensar ao projetarmos clínicas, hospitais, ambientes corporativos e educacionais, onde a presença de um objeto artístico pode influenciar positivamente a experiência do usuário no espaço projetado. 

A arte também pode ser dinâmica. Um elemento decorativo, afetivo que podem ser projetados para acomodar mudanças, ato comum em projetos residenciais ou corporativos, onde ciclos se renovam sempre que necessário. O valor de uma peça pode caminhar junto a esses ciclos e acrescentar ou romper significados. 



Composição de obras e garimpo de viagens da família. Matéria Casa Vogue. Fotografia de Deco Cury.

 

Quando bem planejada e executada, a combinação de arte e arquitetura pode resultar em espaços verdadeiramente inspiradores e significativos. Desde sempre o papel da pintura, escultura, da fotografia e as diversas raízes que a arte nos trás, desempenham um papel multifacetado em nossa cultura, enriquecendo experiências, tornando eternos alguns momentos vividos, estimulando a criatividade e promovendo o bem-estar e a conexão entre as pessoas. Existem diversos momentos dignos de serem eternizados. Investir em arte é ser testemunho da diversidade, da riqueza que temos enquanto sociedade. Qual artista você admira? Já imaginou comunicar uma mensagem ou trazer identidade para o seu espaço com uma obra que você admira?